Crackers se apoiam em Harry Potter para disseminar ameaças virtuais

A poucas horas da estreia mundial do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", nesta sexta-feira, os criminosos virtuais aproveitam a ansiedade dos fãs em ver o filme para disseminar ameaças virtuais e roubar dados e informações pessoais.

A PC Tools identificou em um popular site de torrents (protocolo de rede que permite realizar downloads) arquivos falsos e infectados do último filme da saga.

Após o download, o internauta se deparava com dois arquivos comprimidos e protegidos por senha, além de um arquivo de texto com a seguinte mensagem:

"Este vídeo é protegido por senha para interromper automaticamente downloads incompletos. Para obter sua senha, por favor, acesse: http://xxx.movieYT.com. Pedimos desculpas pelo inconveniente."

No site, o usuÁrio era obrigado a seguir uma série de instruções para obter a senha, entre elas, baixar um reprodutor de vídeo. Após o download, o código para descomprimir o falso arquivo do filme também não era fornecido. O internauta, além de não assistir à última parte da saga, era pego no feitiço dos cibercriminosos, dando tempo suficiente para que eles disseminassem diversas ameaças virtuais no computador.

Confira algumas dicas que a PC Tools separou para você manter sua segurança:

 1.    Tenha cuidado ao assistir ou baixar filmes ou jogos, vídeos, ringtones e fotos. Cibercriminosos sempre atacam internautas com vírus e malware quando os usuÁrios estão em busca de novidades na rede. Site de torrents e phishy são grandes alvos para aplicação de golpes;

2.    Verifique se seu antivírus estÁ atualizado e se realmente atende suas necessidades;

3.    Utilize um bom firewall para proteger seu computador e impedir que usuÁrios não autorizados obtenham acesso ao seu computador através da Internet ou uma rede. O PC Tools™ Firewall Plus 7 estÁ disponível gratuitamente em http://www.pctools.com/firewall/;

4.    Use senhas diferentes para cada conta; e-mail, internet bank, sites de relacionamento e outras redes sociais. A PC Tools lhe ajuda a criar uma senha segura. Saiba como em: http://www.pctools.com/guides/password/

5.    Evite clicar em pop-ups, vídeos, animações e alertas. Cuidado com emails do tipo "veja a nossa foto do fim de semana", "sua senha do banco expirou, clique aqui para criar uma nova senha".
Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.