Índice do Artigo

Notícias

iPhone com case especial ajudará polícia americana a identificar suspeitos

Um policial pega um smartphone, tira uma foto de um suspeito e sem demora recebe todo o seu histórico criminal. Para ter certeza das suspeitas e receber informações mais detalhadas, o mesmo aparelho é utilizado para escanear a íris da pessoa capturada. Parece coisa de cinema, mas na verdade o sistema estÁ prestes a ser aplicado à polícia dos Estados Unidos.

A case MORIS é acoplada a um iPhone e funciona em conjunto com um aplicativo especial. Para reconhecer a face de um indivíduo, basta tirar uma foto em uma distância de até um metro e meio do acusado. O sistema, então, analisa por volta de 130 pontos do rosto, como a distância entre os olhos e o nariz, e compara com o banco de dados da polícia para procurar correspondências.



Para um resultado mais preciso, o acessório pode ser colocado a cinco ou seis polegadas dos olhos do suspeito para fotografar a sua íris. Através da anÁlise de 235 aspectos únicos, a tecnologia usa um algoritmo para encontrar a identidade da pessoa, caso ela jÁ esteja no banco de dados.

O MORIS ainda inclui um pequeno retângulo de metal para coletar impressões digitais. Cerca de mil dispositivos como esse chegarão a 40 organizações policiais em setembro, cada conjunto custando US$3 mil. A empresa responsÁvel, BI2 Technologies, também planeja uma versão para Android.

Apesar de jÁ ser utilizado em operações militares e outras Áreas muito restritas, o sistema gera discussões em torno de alguns direitos fundamentais, especialmente à privacidade, como nota o Electronista. Para tirar uma foto, pode-se exigir que o policial tenha provas ou suspeitas suficientes para acreditar que alguém é um criminoso, mas existe a preocupação de que a tecnologia possa gerar, eventualmente, evidências falsas.

YouTube video


A BI2, porém, ressalta que não controla os dados e que, portanto, não farÁ mal uso dele. Todas as informações virão dos bancos de dados das prisões.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções