Jogo de corrida para Android carrega malware espião

Cuidado com o game "Fast Racing", disponibilizado para smartphones Android: o app serve de vetor para um código malicioso que tem acesso a informações pessoais armazenadas no telefone.

O malware, chamado de "GoldDream", foi descoberto por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, liderados por Xuxian Jiang. Os especialistas descobriram que o malware inicia um serviço em background sem o conhecimento do usuÁrio e, então, passa a monitorar os torpedos SMS recebidos e enviados.


O GoldDream armazena dados como o conteúdo da mensagem, o remetente e o destinatÁrio e armazena em um arquivo de texto que, posteriormente, pode ser enviado a um servidor remoto. Outras informações enviadas incluem o ID do dispositivo e os números das chamadas discadas e recebidas.

Inicialmente, a ameaça estava se propagando somente em lojas alternativas de apps e em fóruns em língua chinesa. Aparentemente, agora o código malicioso também estÁ presente no Android Market, através do jogo que funciona como cavalo-de-troia.

A Trend Micro nota que o "Fast Racing" se comporta de maneira suspeita logo na instalação, por solicitar muito mais permissões do que um game comum. Se o usuÁrio permite, o malware inicia o serviço malicioso chamado de "Market", em uma tentativa de enganar o usuÁrio quanto ao perigo da atividade.


- Continua após a publicidade -


A equipe de Xuxian Jiang foi responsÁvel por encontrar outras vulnerabilidades no Android anteriormente, como o malware que se disfarçava de add-ons para "Angry Birds" e uma brecha no Gingerbread que possibilitava o acesso a arquivos do cartão SD através de um link malicioso exibido no navegador padrão do sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.