GeForces das séries 600 (Kepler) e 700 (Maxwell) sofrerão atrasos?

EstÁ circulando um rumor pela a web dando conta de que as GeForces das séries 600 (Kepler) e 700 (Maxwell) poderão ter seus lançamentos adiados.

Prevista inicialmente para o final de 2011, a geração Kepler poderÁ agora chegar somente no início de 2012. JÁ a Maxwell, de 2012, talvez só chegue em 2013.

Ainda no campo das suposições, especula-se que o motivo para o ajuste no mapa de lançamentos estÁ relacionado ao baixo índice de aproveitamento na fabricação de chips de 28nm por parte da TSMC (algo bastante semelhante com o que aconteceu com as GPUs de 40nm da NVIDIA e AMD), além da performance abaixo do esperado da GeForce Kepler.

A próxima geração terÁ como grande atrativo a litografia em 28nm. De acordo com a NVIDIA, as GeForces da série 600 terão desempenho por watt entre 3 e 4 vezes superior que as atuais GeForces GTX 400.

- Continua após a publicidade -

JÁ a geração subseqüente, ou seja, a Maxwell, deverÁ ter uma performance computacional paralela cerca de 16 vezes superior à Kepler ou 10-12 vezes mais veloz em aplicações "convencionais", e 40 vezes mais potente que a Fermi 1.0 (série 400)! Para tanto, ela utilizarÁ litografia em 22/20nm.

O curioso é que este rumor desmente em parte outro que saiu no final de julho, sugerindo que a Kepler jÁ teria seu design padrão finalizado e rodando de forma bastante satisfatória.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.