Nintendo vai investir em parcerias para jogos de outras empresas no Wii U

Um da s grandes queixas dos donos do Wii é a falta de apoio e de jogos bons vindo de empresas terciÁrias (third-party) que não a Nintendo. A empresa prece estar ciente disso jÁ estÁ tomando providências. Segundo o presidente Satoru Iwata, um dos focos da Nintendo para o Wii U é fortalecer antigas e investir em novas parcerias para trazer games mais diversificados ao novo sistema.



A informação foi liberada por Iwata em um recente encontro com investidores japoneses. Na resposta, o executivo esclareceu algumas preocupações dos presentes na reunião. "Quando lançamos o Wii e o DS, não tinhamos como forçar as produtoras/publicadoras a acreditarem nas possibilidades e no sucesso comercial dos nossos produtos. A Nintendo foi testada ao limite naquela época [2005/2006]", disse Iwata.


Crise pós-GameCube

As palavras de Iwata, na verdade, fizeram jus às especulações de alguns investidores, que chegaram a cogitar a saída da Nintendo do mercado de hardwares para videogames devido aos largos tropeços com o GameCube em termos de vendas. Dessa forma, as third-parties se esquivaram da produtora, restringindo a produção de games ao console, mesmo que multiplataformas.

- Continua após a publicidade -

E quando saíam, as vendagens desses mesmos games era muito baixa quando comparada aos números alcançados no Playstation 2 e no Xbox. O mesmo acontece no Wii em relação ao Xbox 360 e o Playstation 3.

"As produtoras de softwares se esforçavam em fazer games, mas eles não atingiam boas vendas no Wii, o que fez eles pensarem que não podiam ter grandes expectativas de negócio com o console. Por causa disso, quando a Nintendo falhou em entregar softwares de qualidade, parecia não haver outros jogos para tapar esse buraco", continuou Iwata.


Wii U = renovação

Após a reaproximação das empresas terceiras com o DS e com parcial importância no Wii, a Nintendo quer decolar os investimentos nessa Área para o Wii U. JÁ entrou em negócios, inclusive, com gigantes do ramo, como a Electronic Arts, Ubisoft, Capcom e Square-Enix. Até mesmo a Valve jÁ mostrou interesse.

- Continua após a publicidade -

"O que estamos querendo com o 3DS e o Wii U é que essas plataformas tenham uma variedade muito maior de softwares de qualidade além daqueles títulos exclusivos próprios. Estamos mais do que dispostos e preparados a fazer essa realidade acontecer.


"Battlefield 3", da EA, é um dos jogos third-party planejados para o Wii U

Ainda sem preço e data oficial de lançamento, o Wii U não deve chegar ao mercado antes de abril de 2012. Especula-se, ainda, que o sistema serÁ 50% graficamente mais poderoso que PS3 e X360.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.