Convites falsos para o Google+ disseminam malware

O Google+, lançado no final de junho, inaugurou com uma estratégia de aceitar somente usuÁrios convidados, o que gerou enorme burburinho em torno da novidade. Atentos a isso, cibercriminosos aproveitaram a ocasião para distribuir arquivos maliciosos através de falsos convites.

A Kaspersky Lab jÁ encontrou mensagens em língua portuguesa circulando pelos e-mails, que carregam consigo cavalos-de-troia especializados em roubar credenciais de Internet Banking.



O falso convite traz um link malicioso que aponta para Google****.redirectme.net. Conforme a Kaspersky, quando acessada, a URL redireciona o usuÁrio para o malware, hospedado no site de compartilhamento de arquivos Dropbox.

FÁbio Assolini, analista de malware da companhia, ressalta que o e-mail ainda traz um link para que o usuÁrio supostamente convide seus amigos para a rede. Se a vítima clicar no link, serÁ levada para um formulÁrio hospedado no Google Docs que solicita o nome e e-mail dos contatos. A pÁgina, porém, foi criada apenas para coletar endereços de e-mail dos interessados no convite, que também passarão a receber a mensagem falsa.



"Se o tema é popular, também é de interesse dos cibercriminosos explorÁ-lo para tentar infectar os usuÁrios curiosos", alerta Assolini. "Se você estÁ interessado em ter um perfil no Google+, sugerimos que seja paciente e não acredite em supostos convites recebidos por e-mails", conclui.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.