TSMC pode se antecipar à Intel e ser a primeira a lançar chips 3D

De acordo com a Taiwan External Trade Development Council, organização governamental sem fins lucrativos de Taiwan, a TSMC pode deixar a Intel para "trÁs" e ser a primeira companhia no mundo a introduzir chips com a nova tecnologia 3D.

Para quem não se recorda, a Intel anunciou em maio com amplo destaque da mídia internacional, que lançarÁ no final do ano, os primeiros chips 3D, chamado pela companhia de tecnologia tri-gate, nos processadores da futura geração Ivy Bridge.

Contudo, com o recente rumor de que a Intel atrasarÁ o lançamento dos futuros processadores para o primeiro ou segundo trimestre do próximo ano, a TSMC poderÁ vencer essa disputa de egos contra a gigante dos semicondutores.

Vale ressaltar que a abordagem da fundidora de Taiwan serÁ completamente diferente em ralação à Intel no que diz respeito às interconexões 3D, chamada pela companhia de TSV (through silicon vias, ou canais através do silício).

De forma simples, a tecnologia basicamente usa conexões verticais que passam por vÁrias camadas do die dentro do mesmo encapsulamento.

- Continua após a publicidade -

Tanto o TSV quanto o Tri-gate têm como destaques, o fato de permitir um aumento em até 1.000 vezes na densidade dos transistores, além da redução do consumo de energia de até 50%.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.