37 anos: essa é a média a idade dos gamers de jogos eletrônicos

A mais recente pesquisa encomendada pela ESA (Entertainment Software Association), associação responsÁvel pela classificação etÁria dos games norte americanos (selo ESRB) e responsÁvel pela E3, ao instituto Ipsos MediaCT, revelou que a idade média dos gamers de jogos eletrônicos é de 37 anos.

O levantamento, que utilizou 1.200 entrevistados estÁ longe de ser uma unanimidade aos críticos de plantão, uma vez que a ESA não faz distinção entre um garotinho de 4 anos que joga um game infantil, um hardgamer de plantão que passa horas matando inimigos em Battlefield 3, ou mesmo um senhorzinho de 80 anos que curte um tetris ou paciência. Contudo, a associação se defende (e com razão) de que tudo não deixa de ser um jogo eletrônico.

O resultado foi assim dividido: 18% dos jogadores têm menos de 18 anos, 53% estão na faixa dos 18 a 49 e 29% têm mais de 50 anos.  O interessante da pesquisa é que cada vez mais a tese de que "joguinho de computador é coisa de criança" estÁ longe da realidade. AliÁs, trata-se de um mercado multibilionÁrio, extremamente lucrativo, apesar de alguns entraves, como a pirataria.

De quebra a pesquisa desmente ainda outra tese, "a de que jogos de computador é coisa para meninos". Apesar dos homens serem maioria nesse quesito com 58%, as mulheres têm uma expressiva parcela nesse "bolo": 42%.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.