Índice do Artigo

Notícias

Agência Espacial Europeia cria câmera com 1 bilhão de pixels

A câmera ajudarÁ os cientistas da ESA (Agência Espacial Europeia) na missão Gaia, que pretende mapear nossa galÁxia. A “Eye of Gaya”, como estÁ sendo chamada a nova invenção, enxerga estrelas que emitem luminosidade 1 milhão de vezes menor que a sensibilidade do olho humano é capaz de perceber. Para isto, possui nada menos que 1 bilhão de pixels, possíveis graças ao poder de seus 106 CCDs.

Para aumentar a sensibilidade dos detectores uma sonda manterÁ a temperatura dos dispositivos em -110º C. Por esta razão, todo o conjunto da nave espacial, assim como seu “olho”, é feito de carboneto de silício, um material altamente resistente a grandes variações de temperatura.


A missão Gaia estÁ projetada para iniciar em 2013, e passarÁ 5 anos indentificando e mapeando as estrelas e demais astros da Via LÁctea.


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções