Agência Espacial Europeia cria câmera com 1 bilhão de pixels

A câmera ajudarÁ os cientistas da ESA (Agência Espacial Europeia) na missão Gaia, que pretende mapear nossa galÁxia. A "Eye of Gaya", como estÁ sendo chamada a nova invenção, enxerga estrelas que emitem luminosidade 1 milhão de vezes menor que a sensibilidade do olho humano é capaz de perceber. Para isto, possui nada menos que 1 bilhão de pixels, possíveis graças ao poder de seus 106 CCDs.

Para aumentar a sensibilidade dos detectores uma sonda manterÁ a temperatura dos dispositivos em -110º C. Por esta razão, todo o conjunto da nave espacial, assim como seu "olho", é feito de carboneto de silício, um material altamente resistente a grandes variações de temperatura.


A missão Gaia estÁ projetada para iniciar em 2013, e passarÁ 5 anos indentificando e mapeando as estrelas e demais astros da Via LÁctea.

- Continua após a publicidade -


Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.