NVIDIA Tegra 4 (Wayne) terá versões quad e octo core com até 64 núcleos gráficos?

EstÁ circulando um rumor pela a web dando conta de que a NVIDIA jÁ teria finalizado as macro especificações da quarta geração dos chips SoC Tegra, codinome Wayne.

Pelo que se especula, a NVIDIA criarÁ duas variantes do Tegra 4 - ambas em 28nm - como forma de conseguir atingir um espectro maior de mercado, como é o caso de smartphones, tablets, netbooks e notebooks.


A primeira variante contaria com uma CPU quad core de 1.5Ghz baseado em uma arquitetura da ARM não revelada (provavelmente em cima de um Cortex-A15), além de uma nova classe de GPU integrada no die com um total de 24 núcleos grÁficos (shaders unificados). Tal chip seria voltado principalmente para os dispositivos ultra portÁteis, tais como smartphones e alguns modelos de tablets.

JÁ a segunda versão serÁ ainda mais poderosa, com um total de 8 núcleos de processamento geral (octo core) e GPU com 32 até 64 CUDA Cores compatíveis com o DirectX 11, OpenGL 4.x, OpenCL 1.x e PhysX. Essa variante teria como foco principal tablets, netbooks e notebooks de baixo consumo com tela de até 13 polegadas.


- Continua após a publicidade -

Comenta-se que a NVIDIA tem planos de lançar o Tegra 4 a tempo da chegada do Windows 8, ou seja, por volta de outubro de 2012, conforme sugerem os últimos rumores acerca do novo sistema operacional da Microsoft.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.