Kinect inspira criação de óculos para pessoas quase cegas

De acordo com o site Kotaku, um neurologista da Universidade de Oxford estÁ desenvolvendo um inédito modelo de óculos (foto meramente ilustrativa ao lado) que irÁ ajudar a pessoas quase que totalmente cegas a enxergar variadas formas de objetos e pessoas mais facilmente.

O doutor Stepehen Hicks e um grupo de pesquisadores disseram ter se inspirado na tecnologia de reconhecimentos dos sensores do Kinect (acessório do Xbox 360 que dispensa controles para jogar) e do iPad, e que estão desenvolvendo este par de óculos para pessoas que até podem detectar focos de luz, mas que não conseguem ver completamente por não definirem formas.


Como funciona

Os óculos, segundo o cientista, usam mini câmeras nos quatro cantos das lentes para detectar e enviar informação para um computador central, que então traduziria a informação e a retransmitiria para os LEDs localizados nas lentes.

Os LEDs realizariam o trabalho de aumentar a luminosidade das imagens utilizando padrões diferentes, o que facilitaria o usuÁrio a entender o que ele supostamente estaria vendo. Os óculos também podem incluir um dispositivo para ser acoplado às orelhas que traria informações faladas ao portados.

A ideia estÁ cotada para ser lançada até 2014, por um preço sugerido de R$ 2500, aproximadamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.