Pesquisa aponta crescimento no número de adeptos e diversificação entre os gamers

De acordo com um estudo realizado pela Entertainment Software Association (ESA), grupo americano que publica dados anuais acerca da indústria dos jogos eletrônicos, jogadores adultos e mulheres estão cada vez mais adeptos ao ato de jogar.



Segundo a pesquisa, 82% dos jogadores dos Estados Unidos são adultos (maiores de 21 anos) e, entre esse número, 42% são compostos por mulheres, sendo que as que possuem mais de 18 anos representam mais de um terço da contagem total de jogadores diariamente ativos naquele país.

O registro desse fato pode ser explicado pela mudança na base consumida desse tipo de entretenimento que, somado à expansão das diferentes formas de distribuição de games, colaboraram para que os videogames ganhassem um apelo maior entre americanos de idades e gêneros variados, possibilitando a publicação desses dados.


Jogando em parceria / Benefícios

Ainda segundo a ESA, quase 75% dos lares dos Estados Unidos possuem algum tipo de sistema que tenha os jogos eletrônicos como forma principal de entretenimento doméstico.  Desses, 65% disseram que jogam com alguma outra pessoa (familiares, amigos, vizinhos, etc.) e 55% desse total costuma jogar em aparelhos portÁteis ou smartphones.


A pesquisa ainda descobriu que, diferentemente de outros estudos, os pais estão mais abertos às novas tecnologias e enxergam benefícios para os filhos no uso de jogos eletrônicos diariamente. Assim, 68% acredita na educação e na estimulação mental apenas pelo ato de jogar. Outros 57% acreditam que os games estimulam a família a passar mais tempo junta e 54% acredita que os filhos se relacionam mais facilmente com pessoas da mesma idade.

Dados que complementam outros benefícios indicam que 59% dos pais disseram que os jogos eletrônicos fornecem muito mais possibilidades de prÁticas físicas enquanto se joga do que hÁ cinco anos. Para corroborar essa informação, é só se lembrar do lançamento do Nintendo Wii em 2006, que trouxe formas menos sedentÁrias de jogar, sendo expandidas com os recentes lançamentos do Kinect (Xbox 360) e do Playstation Move (Playstation 3) em 2010.
Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.