Possíveis codinomes da geração Southern Islands (Radeon 7000) vazam na web

Ao que tudo indica o novo driver da AMD para as suas VGAs, o Catalyst 11.7 não trarÁ apenas aprimoramentos de desempenho e estabilidade.

De acordo com o pessoal do 3DCenter, o novo pacote de drivers revelou ainda os provÁveis codinomes da futura geração de GPUs da companhia, conhecida como Southern Islands, que dentre outras novidades, deverÁ trazer uma litografia mais refinada em 28nm (melhorando portanto a relação entre desempenho x consumo), além de expandir o uso da arquitetura VLIW4.

Ao que parece, as Radeons 7970 e 7950 atendem pelo codinome de Tahiti, enquanto que a dual GPU, a Radeon 7990, chama-se New Zealand. JÁ a linha intermediÁria, série 7800, é conhecida internamente pela AMD de Lombok.

A dúvida parece permanecer quanto ao codinome Thames. HÁ quem diga que se trata do chip que abrigarÁ os modelos intermediÁrios de baixo custo, como as séries 7700/7600, enquanto que outros acreditam ser a GPU de entrada/baixo custo para a linha Mobility (para notebooks).

AliÁs, esta última suposição estÁ de acordo com o rumor que apareceu na web no final do ano passado, onde continha, inclusive, alguns detalhes dos supostos requisitos dos novos chips grÁficos para portÁteis.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.