Apple trocará Samsung pela TSMC na fabricação do chip SoC A6?!

A Apple comunicou ao mercado que tem planos de contratar a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – TSMC para a fabricação da futura geração de chips SoC para iPads e iPhones, o A6, dispensando assim a Samsung Electronics.

De acordo com Dan Heyler,analista na Área de semicondutores da Merrill, o A6 começaria a ser produzido pela TSMC em 2012.

Os rumores em torno da possibilidade da troca da Samsung pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company não são novos, remontando hÁ muitos meses. Contudo tudo indica agora que serÁ concretizada.

- Continua após a publicidade -

Trata-se de um duro golpe para a Samsung, até então responsÁvel pela produção dos processadores para portÁteis da Apple. Entretanto, dada a intensa batalha entre as duas companhias na disputa dos smartphones e tablets, trata-se de uma ação até certo ponto bastante compreensiva.

Apesar de haver pelo menos  meses até que se cheguem os primeiros aparelhos baseados no A6, ainda não se sabe que tipo de benefício e problemas poderão surgir com a mudança. Vale ressaltar que a TSMC enfrentou sérios problemas ao tentar migrar da litografia de 40nm para 32 nm, causando muita confusão, sobretudo no segmento das GPUs.

Comenta-se nos "corredores" que a TSMC tem uma capacidade muito limitada de produzir chips utilizando diversos processos de fabricação em 28nm. Desta forma, não estÁ completamente claro se o A6 utilizaria a litografia em 40nm ou em 28nm. Contudo, como o atual A5 é fabricado em 45nm, não haveria muita vantagem em termos de redução de custos e mesmo "espaço" para muitas otimizações no chip caso o modelo em 40nm fosse adotado. JÁ com 28nm, o problema é outro: capacidade de produção em larga escala (leia-se milhões e milhões de chips), uma vez que a fundidora tem ainda como clientes cativos a AMD, NVIDIA, Qualcomm, dentre outros.

Por outro lado, a Samsung Electronics terÁ jÁ no início de 2012, condições de produzir chips tanto em 28nm e em 32nm com o processo de fabricação HKMG.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.