Nova ferramenta do Google converte arquivos do Flash para HTML5

O Google resolveu facilitar a vida de quem precisa converter conteúdo gerado no Adobe Flash para HTML5, com o lançamento do Swiffy no Google Labs. A ferramenta online exige apenas que o usuÁrio faça o upload do arquivo em .SWF e aguarde a geração do novo formato.


Conforme a empresa, o resultado é compatível com diversos browsers com suporte a grÁficos SVG, como o Chrome e o Safari. No entanto, o Swiffy "ainda estÁ em uma versão primÁria, logo, não converterÁ tudo. Mas jÁ funciona bem em anúncios e animações", como explica Marcel Gordon, gerente de produto do Swiffy, no blog oficial do Google.



A ferramenta utiliza representações em Java Script da animação original, que é renderizada utilizando SVG, HTML5 e CSS3. Com isso, animações e banners publicitÁrios, por exemplo, podem ser levados com mais facilidade para dispositivos incompatíveis com o Adobe Flash Player, como os portÁteis da Apple baseados em iOS. Para conferir alguns exemplos de animações convertidas, basta acessar a galeria do Swiffy.

Em março, a Adobe também disponibilizou uma ferramenta com o mesmo propósito, o Wallaby. Baseado em Adobe AIR, o aplicativo converte arquivos .fla em HTML5 através do método de arrastar-e-soltar.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.