Índice do Artigo

Variedades

Engenheiros da Samsung vazaram dados confidenciais usando o ChatGPT

Engenheiros da Samsung vazaram dados confidenciais usando o ChatGPT
Créditos: Divulgação/Samsung

Uma reportagem publicada na semana passada pelo Economist revelou que dados confidenciais da Samsung Semicondutor acabaram sendo vazados graças ao uso do ChatGPT por parte de seus engenheiros. A ferramenta de inteligência artificial havia sido liberada pela empresa dado o fato de que ela pode auxiliar em cálculos matemáticos e na resolução de alguns problemas de programação.

No entanto, ela acabou trazendo mais dores de cabeça do que benefícios para a fabricante, que teve que lidar com três ocorrências de uso indevido em um intervalo de somente 20 dias. Segundo a reportagem, as informações que foram vazadas incluíam dados de medição e rendimentos de equipamentos, que foram transmitidos de forma intacta para “empresas norte-americanas”.

Para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro, a Samsung decidiu que vai desenvolver uma alternativa proprietária para o ChatGPT. Enquanto isso, a companhia decidiu restringir a 1024 bytes o tamanho das questões que podem ser enviadas para a inteligência artificial no momento.

Violações foram consideradas graves

Segundo a Economist, a primeira violação aconteceu quando um engenheiro usou a ferramenta para analisar todo o código-fonte de um software proprietário. No segundo caso, um funcionário inseriu padrões de testes de um novo chip no sistema, pedindo que o ChatGPT o auxiliasse a fazer otimizações nele.

Já a terceira violação envolveu um funcionário que usou o aplicativo Naver Clova para transformar a gravação de uma reunião em um documento de texto. Em seguida, ele foi inserido no banco de dados da ferramenta de inteligência artificial, que foi usada para transformar seu conteúdo em uma apresentação.

Em resposta à situação, a Samsung Electronic fez uma apresentação para seus executivos e funcionários alertando para o fato de que tudo que é inserido no ChatGPT é transmitido e armazenado em servidores externos. A companhia alerta que, caso uma nova violação de segurança ocorra, ela pode ser forçada a cortar totalmente o acesso à tecnologia daqui em  diante.

{conteudo_central::84062}

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções