PCI Express 4.0 chegará em 2015 com o dobro de velocidade que o 3.0

A terceira geração do PCI Express sequer chegou, e o PCI Special Interest Group (PCI-SIG), grupo de trabalho responsÁvel pela interface de comunicação PCI/PCI Express informou que a versão 4.0 chegarÁ em 2015, prometendo dobra a banda de largura em relação ao PCIe 3.0.

Segundo informou o PCI-SIG, o PCI Express 4.0 serÁ a última interface a utilizar interconexões de cobre, uma vez que as futuras gerações irão utilizar interconexões ópticas.

Um grupo exploratório - formado por membros das empresas AMD, Hewlett-Packard, IBM e Intel - estÁ realizando simulações utilizando chip, canal, pacote e dado de socket. De acordo com o grupo, é possível atingir pelo menos 16 GT/s de transferência de dados. O relatório final sobre os testes estÁ programado para antes do final do ano.

- Continua após a publicidade -

De acordo com Ramin Neshanti, presidente de comunicação do PCI-SIG, o consórcio levou cerca de quatro anos para concluir as especificações do PCIe Gen 3, que exigia um novo sinal de codificação e esquemas de equalização.

O executivo observou ainda que embora a quarta geração também leve cerca de 4 anos para ficar pronta, desta vez a importância serÁ menor no que se refere ao silício, passando agora a se focar muito mais nos canais de nível de placa através da qual os sinais passam.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.