NVIDIA: "PCs serão dominados por CPUs SoCs com núcleos ARMs e GPUs"

O Phd em Ciência da Computação e ex-Cientista Chefe da NVIDIA entre 1997-2009, David Kirk, fez uma série de previsões importantes durante a Conferência Internacional de Supercomputação.

Mais conhecido no meio como Dr. David, o cientista ainda possui ligação com a NVIDIA, possuindo uma forte influência na companhia.

Kirk disse que em um futuro não tão distante quanto muitos imaginam, os dispositivos baseados em chips SoCs da ARM com GPU integrada irão dominar o mundo dos PCs. Segundo ainda o pesquisador, a tecnologia de processamento geral (GPGPU) CUDA não se tornarÁ um padrão aberto.

- Continua após a publicidade -

Apesar disso, a NVIDIA acredita que a atual filosofia de CPUs + VGAs continuarÁ a existir por um bom tempo, ainda que em um nicho mais específico, principalmente para quem deseja de grande poder de processamento. Entretanto, o Dr. David acredita que as soluções SoC "powered by" ARM cada vez mais farão parte do cotidiano das pessoas, entrando no mundo dos desktops, notebooks, além dos jÁ tablets e smartphones.

Sobre a reconhecida tecnologia que "transforma" a VGA em um "mini supercomputador" para o processamento de tarefas gerais (conceito de GPGPU) continuarÁ a ser proprietÁria da NVIDIA. Na prÁtica, isso significa que o software projetado para o ecossistema fechado CUDA permanecerÁ exclusivo às GeForces.

Apesar de muitos acharem que essa medida poderÁ ser um empecilho para a "popularização" da tecnologia entre os engenheiros de softwares – uma vez que bloqueia o uso em VGAs Radeons, APUs Fusions e nos futuros chips da Intel com GPUs orientados ao OpenCL – vale lembrar que essa medida resguarda a NVIDIA na briga pelo lucrativo mercado da computação de alto desempenho (HPC).

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.