Freescale apresenta processador quad core SoC i.MX6 (ARM Cortex A9)

A Freescale apresentou o seu primeiro processador quad-core SoC para dispositivos ultraportÁteis, o i.MX6.

De acordo com a Freescale, o i.MX6 serÁ uma das primeiras CPUs quad core do mercado, baseadas no núcleo de processamento Cortex A9 da ARM. Além da variante com 4 núcleos, a empresa informou ainda que a série serÁ composta de modelos dual e single core.

O i.MX6 possui como grande destaque, barramento de memória de 64 bits e um novo chip grÁfico capaz de fornecer decodificação de vídeo H.264 dual-stream de 1080p. A GPU oferece ainda qualidade grÁfica 3D "padrão console", com 200MT/s, e uma engine 2D separada para aceleração UI.

A Freescale estÁ trabalhando para tornar o processador compatível com todos os principais sistemas operacionais, incluindo o Android, Linux e a variante do Windows para ARM.

- Continua após a publicidade -

Apesar do anúncio, é provÁvel que os primeiros aparelhos (tablets e smartphones) só cheguem efetivamente ao mercado no início de 2012.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.