AMD se retira do grupo responsável pelo desenvolvimento do Sysmark 2012

A AMD, através de seu vice presidente sênior e executivo chefe de marketing (CMO), Nigel Dessau, informou que a sua companhia estÁ se retirando do grupo de empresas que apóiam o consórcio BAPCo, responsÁvel pelo desenvolvimento do programa de teste sintético SYSmark.

Com o anúncio, a companhia junta-se à NVIDIA e VIA, no grupo de dissidentes do consócio.

De acordo com a AMD, a iniciativa deve-se ao fato da empresa não concordar com a metodologia empregada na aferição dos benchmarks do SYSmark. A companhia alega que um peso desproporcional é dado a alguns testes, como é o caso de reconhecimento óptico de caracteres e atividades de compactação de arquivos em particular.


Apesar da suíte conter 18 programas e utilizar 390 variÁveis para a obtenção do score final, a AMD afirma que somente 7 programas e menos de 10% das variÁveis são responsÁveis pela grande maioria da pontuação final do SYSmark, beneficiando assim a sua maior concorrente, a Intel.

Outra questão, refere-se ao fato do SYSmark 2012 focar unicamente no desempenho do processamento serial dos processadores, e virtualmente ignorar o processamento paralelo das GPUs, prejudicando assim as APUs Fusion da AMD em favor das APUs da Intel.

Ainda no ano passado, Nigel Dessau comunicou à BAPCo sobre as suas reclamações, publicando inclusive, em um ato de transparência, um blog explicando à comunidade o porquê da companhia acreditar que o SYSmark era uma ferramenta de benchmark "furada", no que se refere às aplicações comuns do dia a dia. Segundo a AMD, o consórcio se pronunciou de forma arbitrÁria, ameaçando expulsar a companhia do grupo.

Em resposta, a BAPCo lançou nota informando que a AMD aprovou 80% do desenvolvimento do SYSmark 2012, rechaçando ainda a alegação de ter ameaçado a AMD de expulsão do consórcio.

Com a saída da AMD, a companhia solicitou à BAPCo, que o seu nome e logomarca fossem retiradas de todo e qualquer material promocional do SYSmark 2012.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.