Falta de mão de obra atrasa montagem de produtos Apple no Brasil

A Foxconn estÁ passando por algumas dificuldades para instalar uma nova linha de montagem no Brasil, que seria destinada a produzir equipamentos Apple, incluindo o iPad. Após confirmar o início das atividades para julho, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, voltou atrÁs e afirmou que o cronograma foi alterado, empurrando o começo da produção para setembro.

Mercadante alegou à Agência Brasil que o atraso se deve a problemas com o recrutamento de engenheiros e com obras viÁrias em Jundiaí, em São Paulo, cidade que abrigarÁ a nova planta. "Nós temos um problema de escassez de mão de obra em algumas Áreas", afirmou.


Segundo a reportagem, a Foxconn jÁ contratou 175 profissionais, que viajaram para a China para receber treinamento. No entanto, ainda falta recrutar mais 200 funcionÁrios. Para o ministro, a firma chinesa "se atrasou em selecionar" os futuros empregados.

Outra dificuldade é que uma alça de acesso à Área da fÁbrica não ficou pronta, aspecto crucial para o escoamento da produção da Foxconn. Com o atraso nas obras, ficaria inviÁvel o início da produção da empresa no país.

Mercadante ressaltou que a Apple não é a única empresa interessada em fabricar seus produtos por aqui. De acordo com o ministro, um total de oito companhias planejam aproveitar os incentivos fiscais garantidos pela Medida Provisória aprovada em maio a fim de iniciar a fabricação dos portÁteis em território nacional.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.