Domínios de internet passam por maior mudança dos últimos 26 anos

Os famosos ".com", ".net" e até o estreante ".xxx" podem ganhar companhias novas, a partir do ano que vem. O ICANN, órgão responsÁvel pela regulamentação de padrões da internet, aprovou nesta segunda-feira o uso de outros gTLD (nomes de domínio de primeiro nível genéricos, no estilo de ".org") além dos 22 existentes hoje.

Apesar de permitir estas novas variantes, o cadastro de novos registros serÁ rigoroso: além de ser preciso desembolsar 185 mil dólares para cadastrar um novo ".qualquercoisa", é preciso provar que você possui direito sobre o nome que deseja cadastrar (pode esquecer o plano brilhante de cadastrar o ".coke" e depois cobrar uma fortuna da coca-cola para liberÁ-lo...). Se sobreviver a todo este processo, ainda vai pagar 25 mil dólares anuais para manter o registro.

O ICANN começa o registro dos domínios ".oquevocêquiser" a partir do começo do ano que vem. Esta decisão é histórica, por ser considerada a maior mudança no sistema de gTLD desde quando foi implementado os pricipais sufixos em uso hoje, como ".org", ".com" e ".edu", hÁ aproximadamente 26 anos atrÁs.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.