NVIDIA Kal-El (Tegra 3) dará mesma autonomia de bateria que o Tegra 2

Apesar de prometer duplicar o desempenho em termos de processamento geral e de triplicar a renderização dos grÁficos em relação ao Tegra 2, o Tegra 3 (oficialmente conhecido pelo peculiar codinome Kal-El – nome do superman), deverÁ manter ou até mesmo melhorar a duração da bateria dos aparelhos.

O mais impressionante de tudo é que o Kal-El utiliza a mesma litografia em 40nm do Tegra 2, apesar de ter o dobro de núcleos (quad core) que o atual, e contar com clock cerca de 50% superior (1.5Ghz). Além disso, o Tegra 3 tem um total de 12 núcleos grÁficos (shaders unificados).

O segredo da futura geração de chips para portÁteis da NVIDIA estÁ no avançado sistema de gerenciamento de energia.


- Continua após a publicidade -

Desta forma, os futuros tablets poderão ser utilizados entre 10-12 horas sem a necessidade de se carregar a bateria. 

De acordo com a companhia, o Kal-El poderia ser usado até mesmo em notebooks, jÁ que supera a capacidade de muitos processadores do mercado, como é o caso do Intel Core 2 Duo T7200, de 2GHz.

O Kal-El sequer chegou ao mercado (previsão para agosto) e a NVIDIA jÁ informou que o seu sucessor, codinome Wayne (em homenagem ao personagem do Batman) chegarÁ em 2012 trazendo uma litografia mais refinada em 28nm e "poder de fogo" até 10 vezes maior que o Tegra 2.

Caso o mapa de lançamentos se confirme, após o Wayne, serÁ a vez do Logan (nome do X-Men Wolverine) chegar em 2013, para no ano seguinte ser lançado o Stark (homenagem ao personagem do Homem de Ferro), este último com desempenho até 75 vezes maior que o atual Tegra.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.