SSDs não ameaçam a expansão dos HDs, revela estudo do IDC

Um estudo realizado pelo International Data Corp. (IDC) aponta que o mercado dos drives de discos rígidos – HDDs tem uma imensa oportunidade de crescimento nos próximos 5 anos, apesar de todo o potencial dos drivers em estado sólido – SSDs.

De acordo com o IDC, a indústria do HDD crescerÁ dos atuais US$ 33,4 bilhões para US$48,2 bilhões em 2015. Contudo, o estudo revela que as fabricantes precisarão se adaptar aos novos tempos e rever suas prioridades como forma de manter a expansão do mercado.

Um dos segmentos mais importantes dos discos magnéticos é o mercado doméstico, ou seja, do armazenamento pessoal. JÁ a demanda corporativa começa a sofrer forte influência do armazenamento na nuvem. Outro concorrente que começa a ensaiar uma "disputa" é o SSD. Contudo, sua penetração ainda é bastante limitada face ao preço proibitivo, apesar de todo o seu potencial.


(RevoDrive Hybrid, solução híbrida da OCZ)

- Continua após a publicidade -

De acordo com John Rydning, diretor de pesquisa de mecanismos de armazenamento em disco do IDC, a indústria do HDD precisa mudar as suas prioridades em termos de pesquisa e desenvolvimento, dando mais atenção à fabricação de discos mais velozes, sem esquecer-se de seu grande trunfo: a alta capacidade de armazenamento.

Por fim, o executivo do pelo International Data Corp. concluiu que com ou sem a consolidação da indústria, o declínio no preço de venda médio (ASP) dos HDs diminuirÁ a curto prazo, em virtude da desaceleração nos avanços tecnológicos dos discos magnéticos, tornando assim mais difícil a redução nos custos das matérias primas e insumos por parte das fabricantes. No longo prazo, a indústria de HDs tem a oportunidade de aumentar o preço ASP com a utilização de soluções híbridas, com o uso de chips NAND e dispositivos de armazenamento de disco giratório.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.