Vendas de smartphones crescem 19%

A venda de smartphones cresceu 19% no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo o Gartner, um das principais empresas de pesquisa do mercado tecnológico, os smartphones representam 23,6% da venda de aparelhos celulares, chegando a 427 milhões de unidades comercializadas nos primeiros três meses deste ano.

Outro dado levantado (e esperado) foi a queda da participação da Nokia neste mercado. Ainda "no limbo" entre os aparelhos com o sistema Symbian e os novos modelos com Windows Phone 7, a empresa perdeu 5,5% do marketshare, detendo hoje 25.1% do mercado. Outro ponto que chama a atenção é crescimento de empresas menores, como a Huawei.

O anúncio do lançamento de novos aparelhos para o segundo trimestre, como o Xperia Arc, podem ter influenciado também as vendas, com vÁrios compradores aguardando a chegada de aparelhos anunciados durante o primeiro trimestre. Outro fator determinante no mercado foi o surgimento de smartphones mais baratos, com hardware mais leve e, na maioria, com sistema Android. As empresas vem aumentando o portfólio neste segmento, de olho no mercado antes dominado pelos aparelhos com Symbian, da Nokia.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.