Processadores da geração Haswell da Intel chegarão em 2013 com AVX2

A Intel confirmou que a futura geração de processadores baseados na arquitetura Haswell, chegarÁ em 2013 trazendo dentre outros destaques, o suporte às instruções AVX2, projetadas para acelerar o desempenho das aplicações que fazem intenso uso de strings de inteiros.

De acordo com a gigante do silício, o AVX2 amplia as instruções AVX, promovendo a maioria das instruções de inteiro SIMD de 128 bits, com capacidades de processamento numérico e 256 bits.


Além disso, o conjunto de instruções AVX2 proporcionarÁ uma maior funcionalidade para operações de transmissão / permuta de elementos de dados, instruções de mudança do vetor com deslocamento variÁvel de contagem por elemento de dados, e instruções para busca dos elementos de dados não-contíguos da memória.

- Continua após a publicidade -

Outro destaque da futura geração Haswell serÁ a presença do recurso RNG (random number generator), fundamental para a ampliação da segurança de sistemas, ao possibilitar a geração de chaves criptografadas para a criptografia dos dados.

Quem desejar maiores detalhes da tecnologia AVX2, basta acessar o documento disponibilizado pela a Intel, clicando aqui.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.