Chipset X79 da Intel será compatível com CPUs LGA2011 e LGA1366?!

EstÁ circulando pela a web o rumor de que a nova geração de chipset de alto desempenho da Intel, o X79 (plataforma Waimea Bay), além de suportar os futuros processadores de alto desempenho da companhia, os Sandy Bridges E (LGA2011), serão ainda retrocompatíveis com as atuais CPUs socket LGA1366.

De acordo com supostos documentos, a Intel lançarÁ dois modelos de placas mães equipados com o X79 – o DX79SI (Siler) e o DX79TO (Thorsby) – ambos compatíveis com os Core i7 das gerações Gulftown e Bloomfield.

Segundo ainda os tais documentos, a placa mãe DX79SI fora projetada para levar ao limite todo o potencial da plataforma, contando com até 8 slots DIMM para até 64GB de RAM, 3 slots PCI Express 3.0 – suportando assim múltiplas configurações de VGAs, 12 portas serial ATA (sendo 6 do tipo III), 4 portas USB 3.0, 14 USB 2.0, Áudio de 8 canais, Bluetooth/Wi-Fi  e 2 portas GbE, dentre outros recursos.

JÁ a DX79TO oferecerÁ um balanço entre alto desempenho e custo mais acessível, com 2 slots PCI Express 2.0, 8 conectores SATA, 2 portas USB 3.0, Áudio de 6 canais, GbE, dentre outros.

Atualmente a companhia tem apenas o chipset X58 para as CPUs LGA1366, mas não estÁ claro se esta suportarÁ os futuros Sandy Bridges da série E.

- Continua após a publicidade -

Em todo caso, se as informações se confirmarem, serÁ uma estratégia totalmente atípica da Intel e até certo ponto estranha, uma vez que o público alvo a quem se destinam esses produtos, tem "cacife" mais do que suficiente para trocar placa mãe e processador de uma única vez. Seria esse movimento um reflexo do "efeito Bulldozer" da AMD?!

Indagada sobre o assunto, a Intel não teceu qualquer tipo de comentÁrio.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.