Índice do Artigo

PC Games

Adolescente é detido por jogar servidores do Roblox com temática do Estado Islâmico

Adolescente é detido por jogar servidores do Roblox com temática do Estado Islâmico
Créditos: Reprodução/YouTube

Um jovem de 16 anos foi detido pelo Departamento de Segurança Interna de Singapura por participar de múltiplos servidores temáticos do Estado Islâmico no jogo Roblox. De acordo com o SCMP, as autoridades tomaram conhecimento das ações do adolescente em novembro de 2020, quando ele tinha apenas 14 anos. O jovem usava os servidores para replicar zonas de conflito no Iraque e na Síria e, inclusive, jurar lealdade a um líder fictício do EI presente no jogo.

O garoto, que não pode ser identificado por ser menor de idade, não pode dar declarações devido a uma ordem de restrição apresentada em janeiro. Ele desempenhava os papéis de “porta-voz” e “principal propagandista” nos servidores. Além disso, estaria vivendo as fantasias da vida real por meio do jogo Roblox, atirando e matando inimigos do ISIS no jogo.

Um garoto de 15 anos foi detido em novembro do ano passado após ser preso por se radicalizar ao acessar um servidor do Roblox com temática do ISIS. O ISD afirma que ele tinha ideias de decapitar não muçulmanos, tornar-se um homem-bomba e participar de ataques com facas em diferentes locais de Singapura. O caso é extremamente parecido com o mais recente divulgado pelo departamento de segurança.

De acordo com o ISD, “no momento da prisão, o adolescente estava profundamente convicto de suas opiniões radicais, porém ainda não havia tomado qualquer atitude para concretizar suas ideias de ataque”

Departamento de Segurança tomou medida para prender os suspeitos

Pensando em evitar que uma atitude semelhante pudesse ser tomada, o Departamento de Segurança Interna de Singapura tratou de efetuar a detenção do jovem de 16 anos. Isso porque os caminhos que foram seguidos pelos adolescentes eram extremamente parecidos. Desta vez, a polícia optou por agir mais cedo para evitar qualquer grande desastre no futuro.

O ministro do Interior tem o poder de deter suspeitos de terrorismo por até dois anos sem julgamento, com possibilidade de renovação. Foi justamente esta lei aplicada e utilizada pelo Departamento de Segurança Interna de Singapura para prender os dois adolescentes por suas atividades no Roblox e por terem sido radicalizados pelas atitudes que tiveram nos servidores do Roblox.

Acredita-se que os jovens tenham tido contato com Muhammad Irfaan Danylam Mohamad Nor, de 18 anos, que planejava estabelecer um califado islâmico em Coney Island, em Cingapura. Ele foi detido em dezembro de 2022.

Via: The Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções