Para reduzir consumo e custos, nova revisão do Xbox 360 Slim terá chip SoC

A Microsoft pegou o mercado de surpresa ao confirmar que a nova versão do Xbox 360 Slim estÁ sendo equipado com um novo processador do tipo SoC (system-on-chip), ao invés de utilizar vÁrios chips.

O novo chip SoC estÁ sendo produzido pela IBM em conjunto com a Global Foundries, utilizando o processo de fabricação em 45nm, combinando em uma única pastilha de silício, CPU PowerPC de 3 núcleos, GPU Xenos, controladora de memória (dual channel) e dispositivos de Entrada e Saída. Para tanto, estÁ sendo utilizado um novo front side bus.


O conceito do novo chip SoC é basicamente o mesmo por trÁs do Fusion da AMD e do Sandy Bridge da Intel, ou seja, o da APU (Unidade de Processamento Acelerado).

Com a mudança de conceito, a Microsoft conseguirÁ benefícios importantes, como a redução no custo de fabricação do console – facilitando assim uma redução no preço do aparelho no futuro – além da redução na dissipação de calor e melhora na eficiência energética.

Atualizado às 22:35

- Continua após a publicidade -

O diretor do Xbox Live, Larry Hryb informou pelo twitter que na verdade a história e uma versão "requentada" de outra notícia que saiu em agosto do ano passado. Na realidade todos os modelos do Xbox 360 Slim jÁ possuem o chip SoC.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.