Email comemora 40 anos de existência!

Enganam-se quem pensa que o email é uma invenção relativamente nova. Apesar de ser uma ferramenta relativamente nova no Brasil (lembro do meu primeiro email criado em 1996 – quando utilizava o browser Netscape!), o correio eletrônico comemora hoje, 40 anos de sua existência.

Criado, portanto em 1971, por Ray Tomlinson, então engenheiro da empresa norte-americana BBN Technologies, o "avô" dos emails atuais, fora desenvolvido como uma ferramenta de comunicação para a ArpaNet - rede de computadores criada pelos militares norte-americanos que, no futuro, daria origem à internet.



Para tanto, Tomlinson criou um pequeno programa com apenas 200 linhas de código, chamado SNDMSG, que permitia a transferência de arquivos junto com pequenas mensagens de texto por qualquer usuÁrio que estivesse conectado numa mesma rede.

- Continua após a publicidade -

Mais uma vez estão equivocados aqueles que imaginam que o primeiro email foi um código secreto , ou uma declaração de amor, ou mesmo uma simples  mensagem de boas vindas, o famoso "Hello World!" De acordo com Tomlinson o texto do email foi um incompreensível "QUERTYUIOP", enviado de um computador para outro ao seu lado, na universidade de Cambridge, Massachusetts.

40 anos após a sua criação, a ferramenta de mensagem eletrônica é um dos meios de comunicação mais utilizados em todo o planeta. Atualmente o ato de "mandar" um email estÁ sofrendo forte concorrência das novas mídias sociais, como o Facebook, principalmente pelo público mais jovem. Contudo, especialistas acreditam que o bom e velho email continuarÁ reinando por um bom tempo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.