ARM publica tecnologias para CPUs de múltiplos núcleos heterogêneos

A ARM, companhia por trÁs do design de 9 entre 10 tablets e smartphones do mercado, revelou as especificações da tecnologia conhecida como "cache coherency" (ou coerência de cache), crucial para o desenvolvimento de processadores de múltiplos núcleos heterogêneos.

Além disso, a companhia anunciou ainda a mais recente interface AMBA 4, bem como a especificação do protocolo de recurso para AMBA 4 AXI Coherency Extensions (ACE).

O recurso de coerência de cache é fundamental em aplicações que fazem o uso da computação multicore para manter de forma eficiente a consistência dos dados armazenados em caches locais de um ambiente compartilhado.


A especificação ACE AMBA 4 permite coerência de cache de nível de sistema através de clusters de processadores multicores, como é o caso do ARM Cortex-A15 MPCore e da GPU ARM Mali-T604. O recurso garante um ótimo desempenho e eficiência de energia aos chips com design SoC complexo, projetado ainda para lidar com a próxima geração de computação em celulares, home networking e aplicativos para jogos.

AMBA é uma metodologia padrão de interconexão atrelada ao chip, apoiada pela vasta maioria das indústrias de eletrônica digital, como é o caso da Arteris, Cadence, Jasper, Marvell, Mentor, Sonics, ST Ericsson, Synopsys, Texas Instruments e Xilinx.

A especificação ACE AMBA 4 permite uma coerência de cache ao nível de sistema para que processadores multicores de alto desempenho possam gerenciar uma maior quantidade de dados e cache compartilhado, comunicação de componentes mais transversal e suportar mecanismos de processamento adicional que acessam cache compartilhado e memória externa.

A publicação de uma forma padrão de gerenciamento de coerência de cache, barreiras de memória e gerenciamento de memória virtual irÁ reduzir a manutenção do cache por software, economizando ciclos de processamento da CPU e reduzindo os acessos à memória externa.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.