Grandes empresas testam novo protocolo no Dia Mundial do IPv6

Hoje é o Dia Mundial do IPv6, novo protocolo de distribuição de endereços IP para que os computadores possam se conectar à Internet. Durante 24 horas, pelo menos 402 corporações que confirmaram participação, entre grandes empresas, conglomerados de comunicação, agências governamentais e universidades, realizarão testes com o novo padrão.

O IPv6 surge como solução para o esgotamento dos endereços IPv4. Em meados de 2010, 94,5% dos números IP dos Estados Unidos jÁ estavam esgotados, por exemplo. A quantidade total de 4,3 bilhões de endereços distribuídos no mundo todo terminou em fevereiro.



Ao contrÁrio do IPv4, que usa endereços de 32 bits, o IPv6 utiliza 128 bits, podendo gerar uma combinação muito maior de algarismos. Com isso, o número de endereços possíveis passa do pouco mais de quatro bilhões para nada menos que 340 trilhões, quantidade considerada inesgotÁvel para os padrões de hoje.

Durante o período de experimentação, alguns usuÁrios podem ter problemas para acessar sites populares, como o Google e o Facebook. Mas esse número é relativamente pequeno. Conforme o PC World, apenas entre 0,03% e 0,05% dos internautas deve enfrentar dificuldades, o que equivale a aproximadamente um milhão entre os dois bilhões de usuÁrios que acessam a rede no mundo inteiro.

Fora isso, usuÁrios comuns não precisam se preocupar com o dia mundial do IPv6, jÁ que os sites continuarão trabalhando normalmente também com IPv4 por enquanto. No entanto, como o novo protocolo não é compatível com o antigo, as empresas deverão atualizar seus equipamentos e softwares para conseguirem se adaptar à novidade. Para saber se você estÁ pronto para o IPv6, basta acessar o site http://test-ipv6.com.br/.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.