Índice do Artigo

Notícias

Microsoft demonstra interface do Windows para tablets

A Microsoft aproveitou a D9 Conference, que ocorre na Califórnia (Estados Unidos) para demonstrar a próxima versão do Windows e sua interface desenvolvida especialmente para tablets.

Com claras influências do Windows Phone 7, o visual incorpora o recurso dos “ladrilhos” que mostram informações atualizadas e multitarefa, além de ser compatível tanto com apps móveis quanto com softwares convencionais do sistema para dekstop.



Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows, contou ao AllThingsD que a companhia percebeu que o lançamento do iPad mostrou algumas coisas que faltavam no sistema operacional da Microsoft, como uma interface adaptada para o toque, um mecanismo de distribuição de aplicativos e um novo modelo de negócios para desenvolvedores. Conforme o executivo, a ideia da nova versão, conhecida por enquanto como “Windows 8”, é corrigir essas deficiências enquanto mantêm a compatibilidade com os programas jÁ existentes para Windows.

Apesar da influência do iPad e de outros dispositivos móveis, a Microsoft jÁ trabalha nesse novo sistema desde o lançamento do Windows 7, em julho de 2009, ainda antes do anúncio oficial do tablet da Apple.

Assim como os smartphones baseados em Windows Phone 7, a interface com ladrilhos pode ser rolada para os lados, revelando novas telas. O usuÁrio pode navegar por galerias de fotos e visualizar vídeos, por exemplo, enquanto arrasta a tela para realizar outras tarefas sem que a atividade anterior seja interrompida.

YouTube video


E para quem sentir falta da clÁssica “cara” do Windows, é possível acessar a desktop e o sistema de arquivos, assim como no PC. De acordo com a Microsoft, os aplicativos tradicionais também estão sendo otimizados para o toque, mantendo a interface original. A ideia é mantê-los compatíveis tanto com touchscreens quanto com teclado e mouse.

No entanto, o sistema ainda deve estar longe da versão final, jÁ que a Microsoft se recusa a revelar quando serÁ lançado. O CEO da empresa, Steve Ballmer, havia confirmado a plataforma para 2012, mas foi desmentido por um porta-voz oficial logo em seguida. Mais detalhes devem aparecer ao longo do ano, mais precisamente em setembro, durante uma conferência para desenvolvedores também na Califórnia.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções