Microsoft demonstra interface do Windows para tablets

A Microsoft aproveitou a D9 Conference, que ocorre na Califórnia (Estados Unidos) para demonstrar a próxima versão do Windows e sua interface desenvolvida especialmente para tablets.

Com claras influências do Windows Phone 7, o visual incorpora o recurso dos "ladrilhos" que mostram informações atualizadas e multitarefa, além de ser compatível tanto com apps móveis quanto com softwares convencionais do sistema para dekstop.



Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows, contou ao AllThingsD que a companhia percebeu que o lançamento do iPad mostrou algumas coisas que faltavam no sistema operacional da Microsoft, como uma interface adaptada para o toque, um mecanismo de distribuição de aplicativos e um novo modelo de negócios para desenvolvedores. Conforme o executivo, a ideia da nova versão, conhecida por enquanto como "Windows 8", é corrigir essas deficiências enquanto mantêm a compatibilidade com os programas jÁ existentes para Windows.

Apesar da influência do iPad e de outros dispositivos móveis, a Microsoft jÁ trabalha nesse novo sistema desde o lançamento do Windows 7, em julho de 2009, ainda antes do anúncio oficial do tablet da Apple.

Assim como os smartphones baseados em Windows Phone 7, a interface com ladrilhos pode ser rolada para os lados, revelando novas telas. O usuÁrio pode navegar por galerias de fotos e visualizar vídeos, por exemplo, enquanto arrasta a tela para realizar outras tarefas sem que a atividade anterior seja interrompida.



E para quem sentir falta da clÁssica "cara" do Windows, é possível acessar a desktop e o sistema de arquivos, assim como no PC. De acordo com a Microsoft, os aplicativos tradicionais também estão sendo otimizados para o toque, mantendo a interface original. A ideia é mantê-los compatíveis tanto com touchscreens quanto com teclado e mouse.

No entanto, o sistema ainda deve estar longe da versão final, jÁ que a Microsoft se recusa a revelar quando serÁ lançado. O CEO da empresa, Steve Ballmer, havia confirmado a plataforma para 2012, mas foi desmentido por um porta-voz oficial logo em seguida. Mais detalhes devem aparecer ao longo do ano, mais precisamente em setembro, durante uma conferência para desenvolvedores também na Califórnia.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.