Computex 2011: OCZ une HD e SSD com RevoDrive Hybrid

Conforme antecipado aqui na Adrenaline, a OCZ Technology revelou durante a Computex 2011, uma solução de armazenamento híbrido combinando HD com SSD.

Chamado de RevoDrive Hybrid, o dispositivo une em uma única placa PCIe, um disco magnético (mecânico) com módulos de memória flash NAND.

A idéia da OCZ com o RevoDrive Hybrid é bem semelhante à tecnologia Intel Smart Response presente nos chipsets Z68, que utilizarÁ o SSD como grande memória cache para acelerar o uso das aplicações mais utilizadas pelo usuÁrio/sistema, deixando os programas armazenados no HD.

O dispositivo é equipado com múltiplas controladoras SandForce em um array de RAID 0, bem como opções com HD de 5.400 RPM e 7.200 RPM. Aparentemente o sistema de cache é tão eficiente que o modelo com 5.400 RPM não teve um impacto tão significativo na performance global.

- Continua após a publicidade -


De acordo com os destaques antecipados pela OCZ, o dispositivo serÁ compatível com o recém disponibilizado recurso VCA, com módulos flash NAND de 20nm, taxas de leitura e escrita sustentÁveis respectivamente de 575MB/s e 500MB/s, e performance de gravação aleatória de 4KB de 30 mil IOPS.

Para gerenciar o conjunto, a OCZ utilizou o programa Dataplex da Nvelo. O sistema é capaz de "cachear" tanto as operações de leitura quando escrita, suportando SSD de até 120GB. O interessante é que segundo a Nvelo, o Dataplex oferece uma performance superior ao Intel Smart Response, ao menos no PCMark Vantage.

Vale mencionar ainda que as configurações finais ainda estão em fase de anÁlise. Contudo, a OCZ informou que muito provavelmente haverÁ um modelo que combinarÁ 500GB de HD com 60GB de SSD, além de um segundo, com 1TB de HD com 120GB de SSD.

Os primeiros modelos deverão chegar ao mercado em julho, com preços a partir dos US$ 350.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.