Youtube ganha suporte ao 3D estereoscópico

O aniversariante do dia (sim, o YouTube completa seis anos hoje) ganhou um novo recurso: vídeos com suporte ao 3D estereoscópico. O efeito pode ser visto através de múltiplas tecnologias, algumas que jÁ estavam presentes no site de vídeos por streaming.

Quer saber mais sobre as tecnologias 3D? Veja o especial produzido pelo Adrenaline

É possível escolher entre o bom e velho óculos anaglífico (aquele das lentes coloridas),  uso de telas com suporte ao 3D, do tipo óculos polarizados ou telas auto estereoscópicas, e também o com imagem lado-a-lado, aquele método torturante em que você precisa ficar vesgo para ver o efeito.


Lista de opções para visualizar o vídeo no YouTube

- Continua após a publicidade -

Para vídeos com o efeito anaglífico, o lado-a-lado e os convencionais (é possível desabilitar o efeito 3D) a imagem é exibida através do Adobe Flash, enquanto que no 3D estereoscópico é exibido através do HTML5. O codec utilizado para exibição, o WebM, só funciona no Firefox 4. Ou seja, até mesmo o próprio navegador da Google, o Chrome, ficou de fora.

Para quem quer testar o efeito, pode ver este vídeo maluco em que Coca-cola diet e Mentos viram um método de propulsão. E quem tentar com o 3D Vision, jÁ alertamos que a coisa ainda estÁ meio experimental, e vai ser preciso configurar algumas coisas. Um processo nem um pouco Plug and Play, por hora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.