Primeiros detalhes do smartphone da Nokia com WP7 surgem na web

Finalmente começam a surgir na web os primeiros detalhes do smartphone da Nokia equipado com o Windows Phone.

De acordo com Carlo Bozotti, CEO da STMicroelectronics, a Nokia utilizarÁ as soluções SoC (system-on-chip – sistema em um único chip) ST-Ericsson composto de dois núcleos de processamento geral da ARM, bem como de uma GPU Mali.

Bozotti disse ainda que a STMicroelectronics serÁ uma importante fabricante de chips para a gigante finlandesa, embora não seja a única. O CEO informou que haverÁ ainda uma segunda fornecedora, sem, no entanto, divulgar o seu nome.

O que causou surpresa nos comentÁrios do executivo, foi o fato de informar que a tais chips serão utilizados nos aparelhos equipados com o Windows Phone 8. Não estÁ claro se a Nokia utilizarÁ a segunda fabricante para produzir smartphones com o Windows Phone 7, ou se a companhia finlandesa só entrarÁ no segmento mais tarde, quando a nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Microsoft estiver pronto.

O que se sabe é que o primeiro processador SoC da ST-Ericsson atende pelo nome de NovaThor U8500. Contando com dois motores de processamento Cortex-A9 da ARM – além da GPU Mali 400, a solução SoC suporta rodar vídeos em fullHD, aceleração grÁfica 3D, suporte para telas sensíveis ao toque de alta resolução, 2 câmeras, GSM/EDGE/3G/3.5G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, FM, dentre outros recursos.

De acordo com os planos da Nokia, serão lançados em 2012 um total de 12 aparelhos rodando o Windows Phone.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.