Órgão americano legaliza jogos eletrônicos como forma de arte

HÁ tempos que a eterna discussão se um jogo eletrônico pode ser considerado obra de arte estÁ em debate. Agora, contudo, parece que ela vai chegar ao fim. A Forbes noticiou que órgão americano de financiamento de artes (US National Endowment for the Arts) expandiu a definição de sua jurisdição para incluir os videogames.



Segundo a nota abaixo, os games poderão ser classificados como forma expressiva de arte legalizada. Acompanhe:

"Projetos que incluíam projetos ou programas de televisão e rÁdio com perfis altamente dispendiosos (documentÁrios e narrativas dramÁticas); mídia criada para disponibilidade em cinemas/teatros; programas de concertos, segmentos artísticos para serem usados em séries jÁ existentes, jogos interativos, filmes curtos (cinco minutos ou menores), serão considerados em pacotes de três ou mais".

A nova definição vai valer a partir de 2012. E as palavras "três ou mais pacotes" significa que agora as produtoras poderão concorrer a um prêmio anual de US$ 200 mil contra todos os outros artistas listados na mesma categoria descrita acima. A seleção vai incluir três ou mais candidatos para o prêmio, valendo o "status" obra de arte do ano.

Criado em 1965, o US National Endowment for the Arts é um órgão independente da agência do governo americano, e anualmente reconhece os projetos e iniciativas individuais.

Agora uma pergunta: qual jogo, na sua opinião, pode ser considerado uma obra de arte?

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.