Apple cria método de streaming de músicas sem buffer

A Apple estÁ prestes a lançar seu próprio serviço de armazenamento e streaming de músicas na nuvem, segundo alguns rumores que circulam pela Internet. Agora, a julgar por uma patente registrada pela empresa, pode-se antecipar uma das possíveis novidades do serviço: a reprodução das canções sem pausas por causa do tempo de carregamento do arquivo.

Nos métodos atuais, é preciso algum tempo de buffer antes que a música comece a tocar. Além disso, instabilidades na conexão podem interromper o som. A ideia da Apple é evitar esses inconvenientes, ao armazenar parte do arquivo no aparelho e outra na nuvem.


De acordo com informações do Apple Insider, a patente destaca que, com alguns "pedaços" do arquivo armazenados no próprio dispositivo, é preciso apenas preencher os buracos com o conteúdo remoto, compensando o tempo de carregamento. Com isso, o usuÁrio não percebe nenhuma pausa e as músicas são reproduzidas instantaneamente.



É possível também configurar a quantidade de dados armazenados localmente de acordo com a velocidade da conexão, segundo o Engadget. Conexões mais lentas exigiriam que mais partes das canções ocupassem espaço no telefone, embora isso jÁ represente uma economia de megabytes.

A patente veio a público nesta semana, mas foi registrada em novembro de 2009, o que comprova que a Apple estÁ pelo menos pensando em um serviço na nuvem por algum tempo. Resta saber se a ideia vai virar realidade e se esse sistema serÁ mesmo empregado.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.