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Sony inicia a restauração dos serviços da Playstation Network e Qriocity

A Sony Corporation e a Sony Computer Entertainment (SCE) anunciaram que a Sony Network Entertainment International (SNEI) iniciarÁ hoje (15/05), a restauração, escalonada por região, dos serviços da PlayStation Network (PSN) e do Qriocity. A restauração escalonada se darÁ país a país, iniciando-se nas Américas e depois na Europa, AustrÁlia, Nova Zelândia e no Oriente Médio.

A primeira fase de restauração dos serviços para estes países e regiões incluirÁ:

•        Sign-in na PlayStation Network (PSN), incluindo a redefinição de senhas;
•        Restauração de modo online para todos os jogos do PS3 e PSP;
•        Playback de conteúdo de vídeo alugado no PS3, PSP e MediaGo, caso ainda esteja dentro do período de locação do Serviço de Locação de Vídeo do PlayStation Network;
•        Music Unlimited via Qriocity no PS3 e PC para os atuais assinantes;
•        Acesso a serviços de terceiros como Netflix, Hulu, Vudu e MLB.tv;
•        Categoria “Amigos” no PS3, incluindo Lista de Amigos, Funcionalidade do Chat, Comparação de Troféus, etc.; e
•        PlayStation Home.

Aumento das Medidas de Segurança

Em razão de um ataque cibernético criminoso ao data center da companhia em San Diego, Califórnia, EUA, a SNEI desligou em 20 de Abril os serviços da PlayStation Network e do Qriocity, para que a companhia pudesse ser submetida a uma investigação e para realizar melhorias na segurança geral da infraestrutura de sua rede. A companhia, trabalhando em conjunto com diversas respeitadas empresas terceirizadas de segurança, implantou novas e adicionais medidas que fortalecem as salvaguardas contra atividades não autorizadas e proporcionam aos consumidores maior proteção de suas informações pessoais.

A companhia implantou considerÁveis aprimoramentos em segurança de dados, incluindo a atualização e a adição de tecnologias avançadas de segurança, monitoramento adicional de software e testes de vulnerabilidade à invasão, além de níveis mais elevados de criptografia e firewalls adicionais. A companhia também incluiu diversas medidas à infraestrutura de sua rede, tais como um sistema de alerta prévio para padrões de atividade incomuns que possam sinalizar uma tentativa de comprometer a rede.

Como medida adicional, Fumiaki Sakai, presidente da Sony Global Solutions Inc. (SGS), foi designado Executivo Chefe de Segurança de Informações (CISO) interino da SNEI. Além de seu cargo atual na SGS o Sr. Sakai, em sua função na SNEI, trabalharÁ para reforçar ainda mais a segurança geral de informações em toda a infraestrutura de rede de toda a empresa. O executivo liderarÁ o esforço de recrutamento na busca de um novo e permanente CISO para a SNEI. No cargo de CISO o Sr. Sakai responderÁ a Tim Schaaf, presidente da SNEI, assim como a Shinji Hasejima, CIO da Sony Corporation.   

“Embora compreendamos a importância de colocar nossos serviços novamente online, não nos precipitamos para fazer isso à custa de testarmos extensiva e agressivamente nossas medidas de aprimoramento de segurança. A segurança de nossos clientes continua nossa prioridade número um”, prosseguiu Hirai. “Desejamos assegurar aos nossos clientes que suas informações pessoais estão sendo protegidas com a melhor tecnologia de segurança disponível no momento, para que todos se sintam confortÁveis ao aproveitarem todos os serviços oferecidos pela PlayStation Network e pelo Qriocity”.

JÁ foi iniciada a restauração dos serviços nas Américas, Europa, AustrÁlia, Nova Zelândia e no Oriente Médio, e os consumidores poderão aproveitar algumas das funcionalidades online dos serviços tanto da PlayStation Network como do Qriocity. A restauração escalonada no Japão e em outros países e regiões da Ásia serÁ anunciada oportunamente. A companhia espera ter os serviços plenamente restaurados até o final de Maio de 2011.

A companhia estarÁ oferecendo aos clientes um pacote de boas vindas “Welcome back” de serviços e de conteúdo Premium a todas as contas registradas para os serviços da PlayStation Network e Qriocity. Os detalhes deste programa serão anunciados brevemente em cada região
Para mais informações a respeito dos serviços da PlayStation Network e do Qriocity e sobre a sua restauração, visite http://blog.latam.playstation.com.

Entenda o caso pela ordem cronológica dos acontecimentos:

25.04 – Queda da PSN por ataque hacker jÁ dura 5 dias
27.04 – Sony admite que dados pessoais de usuÁrios da PSN foram roubados
28.04 – Falhas na PSN podem custar até US$24 bilhões para a Sony
29.04 – 1 a cada 5 jogadores admite migrar para X360 após invasão à PSN
02.05 – Sony darÁ brindes para acalmar os ânimos após hack da PSN
03.05 – Congresso norte-americano impõe questionamentos à Sony sobre PSN
03.05 – Sony alerta que mais 24,6 milhões de contas tiveram dados roubados
04.05 – Canadense quer indenização de US$ 1 bi por problemas na PSN
04.05 – Sony responde às indagações do congresso norte-americano sobre PSN
05.05 – Anonymous nega envolvimento no roubo de cartões de crédito na PSN/SOE
06.05 – Hackers planejam terceiro ataque contra Sony
09.05 – Capcom estÁ frustrada e irritada com a queda da PSN
09.05 – Sony não vai restaurar completamente a PSN até 31 de maio
10.05 – Sony presta esclarecimentos a gamers da América Latina

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