Atom Cedarview terá GPU PowerVR SGX545

De acordo com informações extra oficiais que estão circulando hoje pela a web, a Intel utilizarÁ uma versão mais poderosa da GPU da PowerVR em sua nova geração de processadores Atom.

Baseada no modelo SGX545, a idéia da Intel é a de dar maior competitividade ao Cedarview frente ao Fusion da AMD. Contudo, o mercado não espera uma revolução 3D para os novos produtos da Intel, uma vez que as atuais GPUs GMA 500 e GMA 600 são na realidade, baseadas no core grÁfico SGX535 da PowerVR. Entretanto, serÁ inquestionÁvel a melhora no desempenho da GPU, até porque os clocks originais da SGX535 (em 200Mhz), irÁ para 400Mhz na versão para portÁteis e 640Mhz para desktops/nettops.

Com a utilização do novo core grÁfico, o Atom Cedarview trarÁ suporte ao DirectX 10.1 e OpenGL 3.1, bem como aceleração por hardware para a decodificação de vídeo  MPEG-2, MPEG-4 parte 2, VC1, WMV9 e H.264.

De acordo ainda com os rumores, os novos processadores de baixo consumo da Intel contarão com saída de monitor  LVDS de 24 bits de canal único com resolução de 1440x900 com eDP 1.1, bem como suporte para D-Sub externo, HDMI 1.3a e Displayport 1.1. Quanto a memória, a limitação para "single channel" persiste, mas a quantidade mÁxima de memória aumentou para 4Gb, assim como a compatibilidade, aceitando agora DDR3 de 1067Mhz.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.