Índice do Artigo

PC Games

Após polêmica, GPUs AMD RX 7000 não devem usar conector PCIe Gen5 12VHPWR

Após polêmica, GPUs AMD RX 7000 não devem usar conector PCIe Gen5 12VHPWR
Créditos: AMD

Hoje (25) foi divulgado no Reddit uma foto em que um usuário relata que o conector PCIe da RTX 4090 sofreu defeito durante a operação. Na foto, da para notar que o conector e as entradas derreteram. Com base nesse fato, o usuário @KyleBennet, questionou se a AMD iria utilizar o mesmo conector de 12VHPWR em suas novas GPUs, e a resposta veio diretamente do Diretor Geral da AMD, Scott Herkelman: “A série Radeon RX 6000 e as próximas GPUs RDNA 3 não usarão esse cabo de alimentação“. Dando a entender que ás próximas Radeon RX 7000 não irão utilizar o conector de 12VHPWR.

Esse não está sendo um caso isolado, a Nvidia está enfrentando diversos relatos sobre o derretimento dos conectores de alimentação de 16 pinos nas suas GeForce RTX 4090 de 450W. A empresa já está investigando os casos para esclarecer o que causou o problema.

Alternativas da AMD para o problema

A afirmação de Kyle não foi a única. A @SkyJuice foi a primeira a dar a notícia que a AMD não planeja usar o novo conector de alimentação em seus produtos de referência. A empresa contaria com conectores de alimentação duplos de 8 pinos em seu modelo baseado em Navi 3X, optando como opção para não utilizar os conectores de 16 pinos.

Em um relatório do Igor’sLAB, foi revelado um design de PCB para a próxima GPU RDNA3, possivelmente uma variante personalizada. Essa placa supostamente possui conectores de alimentação triplos de 8 pinos. Com a afirmação de Scott, as suposições que a AMD não irá utilizar os conectores com 16 pinos está cada vez mais plausível. A Nvidia ainda será a única empresa a usar o conector de 16 pinos de alta potência, caso essas suposições se concretizem.

Na série RX 6000, os produtos baseados em RDNA 2 em geral trouxeram dois conectores de energia, mesmo os modelos mais potentes, com apenas projetos mais robustos de empresas parceiras colocando o total de 3 conectores de 8 pinos. A Radeon RX 6950 XT, por exemplo, traz um consumo típico de 335W, enquanto uma RTX 3090 Ti tem o seu teto de consumo na casa dos 450W. Com a AMD prometendo o dobro de performance por watt consumido, parece que as Radeon não vão recorrer para o novo conector PCIe 5.0, o que também é um indicativo que potenciais Radeon RX 7000 também não devem subir tanto o consumo, comparado ao processo que aconteceu nas RTX 40.

Realizamos uma matéria aqui na Adrenaline explicando um pouco mais dos casos de derretimento dos cabos das RTX 4090. Clique aqui para a matéria completa.

Via: videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções