Código-fonte completo do malware Zeus vaza na web

O código-fonte do Zeus, cavalo-de-troia responsÁvel pela criação de botnets especializadas em roubar dados bancÁrios, foi disponibilizado gratuitamente na Internet. A companhia de segurança CSIS encontrou o código comprimido em um arquivo .zip em diversos fóruns underground, pronto para ser modificado ou utilizado por cibercriminosos.

O Zeus tem causado prejuízos diversos em vÁrias partes do mundo. Em 2010, uma das botnets controladas pelo trojan foi responsÁvel pelo roubo de mais de US$1 milhão de três mil clientes de um dos maiores bancos do Reino Unido. Mais recentemente, em abril deste ano, o malware foi uma das tÁticas utilizadas por criminosos chineses para desviar US$20 milhões.


"Podemos confirmar que o código-fonte completo do Zeus/Zbot estÁ disponível gratuitamente para inspeção, inspiração ou talvez para ser compilado e usado em ataques futuros", declarou Peter Kruse, especialista da CSIS, no blog da companhia. Ele alerta que esse vazamento pode facilmente tornar o malware "ainda mais difundido e uma ameaça ainda maior do que é hoje."

Kruse ainda lembra que o Zeus é uma ferramenta avançada para o crime, além de ser configurÁvel. Disponibilizado tanto como um malware pronto como na forma de um "toolkit" para criação de botnets, o cavalo-de-troia é acessível até mesmo para leigos. Conforme um estudo da Symantec revelado em janeiro deste ano, 61% das atividades das ameaças presentes na web podem ser atribuídas a esses kits de criação de códigos maliciosos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.