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"Sony prejudica clientes ao não permitir Game Pass no PlayStation", diz Microsoft

"Sony prejudica clientes ao não permitir Game Pass no PlayStation", diz Microsoft
Créditos: Divulgação/Activision Blizzard

Anunciada no começo de 2022, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft cada vez mais parece ter virado um conflito direto entre a dona do Xbox e do PlayStation. Após a Sony afirmar à Autoridade de Competição e Mercados (CMA) do Reino Unido que a aquisição seria negativa para a concorrência do mercado, a Microsoft respondeu afirmando que o órgão parece estar mais preocupado com o PlayStation do que com condições justas de concorrência.

Em uma declaração feita à CMA, a empresa afirmou que a Sony prejudica seus clientes ao não permitir que o Game Pass seja disponibilizado em sua plataforma. “Como todos os jogos disponíveis no Game Pass também estão disponíveis para compra, os jogadores PlayStation continuarão a ter a possibilidade de comprar Call of Duty no PlayStation. Ao fazê-lo, custará menos do que mudar ao comprar um novo console Xbox”, afirma a companhia em um documento compartilhado pelo jornalista Tom Warren.

No mesmo documento, a Microsoft afirma que, ao bloquear o Game Pass, a Sony decidiu “proteger suas receitas de vendas de novos lançamentos, em vez de oferecer aos jogadores a escolha de acessá-los através de sua assinatura, a PlayStation Plus”. Ao fazer isso, a companhia japonesa estaria tentando proteger seus interesses pessoais, e não a concorrência ou o mercado consumidor.

Call of Duty permanece um ponto de disputa

As principais críticas da Sony a uma possível aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft estão relacionadas ao destino da popular franquia Call of Duty. Enquanto a chegada dos próximos capítulos da série está confirmada para os consoles PlayStation, a Sony teme que, em um futuro próximo, eles se tornem exclusivos do Xbox.

Em uma série de documentos enviados à CMA, a empresa japonesa afirmou que não vai se opor à compra sob algumas condições bem específicas. Ela exige que os games da franquia não tenham vantagens de conteúdo e desempenho nas plataformas Xbox e que eles não sejam incluídos como parte da assinatura do Game Pass em seu lançamento — algo bastante improvável de acontecer.

Ao aceitar tais argumentos, a CMA se colocou em uma posição na qual tem sido bastante criticada por parecer que defende os interesses da Sony, e não do mercado de jogos como um todo.  A Microsoft não tem se mostrado disposta a aceitar a situação, e promete continuar sendo bastante enfática em seus argumentos a favor da aquisição, que depende da aprovação de diversos órgãos regulatórios para prosseguir.

Via: Eurogamer Portugal

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