Intel 311 Series Larson Creek: O SSD de baixo custo para acelerar o PC

Apesar da série 320, a Intel pretende lançar um novo SSD de baixo custo. Pertencente à geração Larson Creek, o drive de estado sólido atenderÁ pelo nome comercial de 311 e contarÁ (ao menos inicialmente) com capacidade de armazenamento de 20GB, suporte à SATA 3Gbps e mSATA de 3Gbps.

A idéia da gigante do silício é a de dar corpo à tecnologia chamada Intel Smart Response, que utilizarÁ um SSD como grande memória cache para acelerar o uso as aplicações mais utilizadas pelo usuÁrio/sistema, deixando os demais programas gravados no HD. Daí o motivo para a baixa capacidade do 311. Contudo, para desejar mais espaço, poderÁ utilizar qualquer SSD, desde que este tenha até 60GB.

Vale ressaltar que a tecnologia não encontra-se disponível em todas as placas mães. Na realidade, a Intel Smart Response estrearÁ com o lançamento dos novos chipsets Z68.

- Continua após a publicidade -

O SSD 311 possui módulos flash NAND SLC de 34nm, com desempenho até 60% superior a um HD de 7200 RPM. De acordo com o CrystalDiskMark, o drive tem taxa de leitura de 199MB/s e escrita de 114MB/s. Em relação ao preço, espera-se um valor mÁximo de US$80-90.

Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.