Apple desbanca Google e vira a marca mais valiosa do mundo

Após quarto anos no topo, o Google deixou de ser a marca mais valiosa do planeta e foi ultrapassado pela Apple, que teve um acréscimo de 84% no seu valor em relação a 2010. Agora, ela vale US$153 bilhões, cerca de US$40 bilhões a mais que o Google, que caiu para a segunda posição.

Os dados são da Millward Brown, que divulga anualmente o ranking "Brandz Top 100". Em 2008, a Apple estava em sétimo lugar na lista e, agora, vale mais que nomes como McDonald's, IBM, Microsoft e Coca-Cola.


Imagem: Brands Top 100

"É realmente o iPad que tem impulsionado o valor da marca da Apple, embora o iPhone continue também a fazer isso muito bem, além do desenvolvimento de aplicativos", afirma Peter Walshe, diretor global do Brandz.

Em seis anos em que o relatório é divulgado, esta é a primeira vez na qual aparece uma rede social. O Facebook estreou na lista na 35ª posição, com um crescimento de 246% em um ano. Com isso, a marca passou a valer US$19 bilhões, contra os US$5,5 anteriores.

JÁ a Nokia e a Nintendo não tiveram um bom desempenho: as empresas foram as que mais caíram no ranking. A finlandesa perdeu 28% do valor da sua marca e desceu 38 posições até chegar à 81ª. A Nintendo, por sua vez, caiu ainda mais. Com um valor 37% inferior, a companhia desceu 47 posições e agora estÁ no 79º lugar.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.