Índice do Artigo

Hardware

Preços de memórias RAM e SSDs podem aumentar graças a cortes de produção

Preços de memórias RAM e SSDs podem aumentar graças a cortes de produção
Créditos: Divulgação/Micron

A tendência de queda no preço de memórias RAM e SSDs, registrada desde o final de 2021, pode chegar ao fim em breve. Uma nova análise divulgada pela empresa de pesquisas TrendForce afirma que fabricantes estão cortando suas produções como forma de se alinhar melhor às expectativas dos consumidores — o que pode acabar resultando em uma elevação de custos futura.

Segundo a empresa, a Micron já está preparando diminuir a produtividade de suas linhas de chips DRAM e NAND, e pode ser acompanhada em breve pela Samsung e pela SK Hynix. As três empresas são responsáveis por 95% do mercado mundial de memórias, e uma decisão do tipo deve trazer grandes impactos para os consumidores finais.

A iniciativa seria motivada pelo fato de que o mercado de eletrônicos para consumidor está em uma situação diferente do que foi prevista pelas fabricantes no passado. Além de a procura por novos componentes ter caído em comparação com o momento-auge da pandemia da COVID-19, os setores educacional e empresarial passam por uma fase em que não há grandes renovações de equipamentos.

TrendForce já previu diminuições de preços

O novo relato divulgado pela TrendForce contrasta com um relatório emitido pela empresa de pesquisas no final de setembro. Nele, eram previstas reduções de 15% a 20% nos custos de SSDs e memórias no quatro trimestre fiscal deste ano, justamente devido às condições de mercado que ela explicou em sua análise mais recente.

No entanto, a decisão de reduzir a produção de componentes pode ter sido tomada justamente como uma reação a esse e outros relatórios que analisam o mercado. Relatos indicam que muitas fabricantes estão vendendo componentes com perdas, na tentativa de zerar estoques e normalizar preços em um futuro próximo.

Além disso, há relatos de que a Micron está atrasando o lançamento de novas tecnologias NAND, justamente por temer que elas não vão encontrar demanda suficiente do público. Dessa forma, quem está pensando em fazer um upgrade de RAM ou adquirir expansões de armazenamento, e não quer a última palavra do mundo da tecnologia, pode ter no momento atual sua melhor chance de conseguir economizar.

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções