Rumor: Apple estaria estudando trocar Intel por ARM nos MacBooks

Rumores de que a Apple estaria estudando trocar os processadores Intel dos futuros MacBook por outros que utilizariam a arquitetura ARM têm se espalhado nos últimos dias. O relato, publicado pelo site SemiAccurate, diz que a empresa estaria planejando a troca para a metade de 2013, quando processadores ARM com núcleos de 64 bits, como o Project Denver, da NVIDIA, serão comuns.

As fontes ouvidas pelo SemiAccurate admitem que a Intel ainda não foi comunicada sobre as intenções da Apple, que estaria buscando acordo com parceiros como a Global Foundries, Samsung e TSMC. A mudança nos chips começaria nos MacBooks e seria levada mais tarde para os outros computadores da empresa.

Ainda não se sabe se a empresa usarÁ um núcleo ARM genérico, um projeto da Samsung, como o Apple A4, ou um núcleo projetado pela própria Apple. O mais provÁvel, porém, é que a empresa comece a mudança usando um núcleo jÁ estabelecido e comece gradualmente a desenvolver seus chips exclusivos, que ajudariam a distanciar os Macs dos PCs convencionais.

Apesar das informações ainda não terem se confirmado, as fontes do SemiAccurate jÁ acertaram anteriormente. O site publicou, por exemplo, que a Apple trocaria os chips grÁficos NVIDIA de seus computadores por peças da concorrente AMD, o que acabou ocorrendo. Os processadores ARM estão crescendo em proeminência nos últimos anos, com estudos sugerindo que eles estejam em 13% dos computadores em 2015.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.