Microsoft e RIM juntas em keynote inaugural do BB World

Em seu keynote inaugural durante o BlackBerry World, evento que ocorre em Orlando, nos EUA, entre os dias 03 e 05 de maio, Mike Lazaridis, Presidente e Co-CEO da RIM, falou para executivos, desenvolvedores e imprensa sobre o presente e o futuro da companhia, destacando que com 20 anos de experiência em mobilidade a RIM pode construir muito mais do que bons smartphones, e que este é um momento de transição para a computação wireless móvel.



Lazaridis proseguiu falando com entusiasmos sobre o recém lançado PlayBook,  com adjetivos como "um tablet impressionante, equipado com uma "tela maravilhosa", sendo o "melhor tablet de 7 polegadas do mercado". Lazaridis frisou que o produto possui muito mais que tecnologia, com 1 GB de RAM, saída HDMI, uma tela de alta resolucao e os melhores alto falantes estéreos e, principalmente, incluindo Flash. Mas porque isso é importante, indagou o executivo. "Devido as milhões de experiencias online, aos vídeos do YouTube serem em Flash, diversos portais de games online usam flash, logo, o Flash aumenta a experiencia do usuÁrio na WEB". "Um tablet verdadeiramente multitarefas, que permite rodar vÁrios aplicativos simultaneamente, sem perda de desempenho", continuou Lazaridis.

Veja o hands-on do Adrenaline no Playbook, durante a CES 2011

O fato de ter 7 polegadas, um tamanho de tela que começou a fazer sucesso com o Samsung Galaxy TAB e que atualmente é uma incógnita, também foi destacado por Lazaridis. Segundo o executivo, sua tela de 7" torna o PlayBook ultra portÁtil, podendo levar para qualquer lugar, com câmera frontal e traseira, permitindo compartilhar tudo em tempo real, com amigos e família. É ótimo para ler livros digitais, sendo facilmente segurado com apenas uma mão, o que também deverÁ fazer bastante sucesso com gamers, prosseguiu o executivo.

Mas não é apenas uma ferramenta de lazer, suas aplicações no mercado corporativo também foram destacadas, como o fato de ser uma ferramenta efetiva para apresentações e para auxiliar os profissionais de vendas, com possibilidade de desenvolvimento de aplicativos para funções específicas de acordo com a necessidade de cada corporação.


A quantidade de aplicativos para o PlayBook, uma das maiores preocupações dos consumidores, segundo Lazaridis é na verdade um diferencial da RIM. JÁ hÁ muitas opções de aplicativos na App World - loja de aplicativos da RIM, com aproximadamente 3.000 aplicativos compatíveis com o PlayBook e muito mais por vir, incluindo o clÁssico Angry Birds e os jÁ anunciados Video Chat e Facebook. O game Samurai 2, que serÁ lançado no verão americano, também foi apresentado e teve uma versão de demonstração exibida, parecendo bastante fluído. Outros títulos estão em desenvolvimento e chegarão em breve, porém sem nomes e datas divulgadas.

Na Área de aplicativos foram ainda anunciados e mostrados os serviços de e-mail e calendÁrio para PlayBook. Anunciados hoje, ambos estarão disponíveis no próximo verão americano, entre julho e setembro, arrancando aplausos entusiasmados dos presentes no evento.


Parceria com a Adobe

A RIM trabalhou muito próxima da Adobe para garantir a melhor performance possível e uma grande experiência em Flash. Através de aceleração de hardware, permitindo renderização de vídeo mais Ágil no PlayBook e uma navegação sem precedentes, com o que de melhor hÁ no mercado atualmente. O desempenho no Adobe Reader também foi otimizado, tornando mais suave a transição entre as pÁginas de um documento em PDF, destacou Shantanu Narayen, Presidente e CEO da Adobe, um dos ilustres convidados do evento. Narayen aproveitou para anunciar que em junho a Adobe lançara a Adobe Creative Suite 5.5 para PlayBook, permitindo que usuÁrios editem imagens com uma versão móvel do Photoshop, editem HTMLs, entre outras funções, aumentando a produtividade do tablet.

Parceria com Microsoft

Isso mesmo, você não leu errado! Outro convidado ilustre a subir ao palco do evento com Lazaridis foi o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que destacou que a Microsoft estÁ trabalhando para levar o melhor para smartphones, principalmente em experiência na nuvem. Sobre o Windows Phone, Steve Ballmer falou: "Claro que amo Windows Phone!... mas vamos falar de BlackBerry", em um dos momentos mais engraçados do evento.


Ambas as empresas competem no segmento de sistemas operacionais, mas Steve Ballmer falou ser natural oferecer serviços online para clientes BlackBerry, gerando mais valor para esses usuÁrios. A mensagem subliminar é que a RIM e a Microsoft trabalham juntas para tentar oferecer serviços online no intuito de gerar uma experiência como a que os usuÁrios do Android experimentam com os serviços do Google, criando um ecossistema mais eficiente e integrado. Com esta parceria, os clientes terão mais serviços disponíveis, como o Bing, pesquisa por voz, mapas e outros serviços oferecidos pela Microsoft. Para finalizar sua participação, Ballmer destacou que a parceria também trarÁ mais segurança, protegendo a privacidade do usuÁrio e preservando a individualidade.

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.