Índice do Artigo

Nvidia

EVGA encerra parceria com NVIDIA e anuncia saída do mercado de GPUs

A empresa norte-americana EVGA anunciou nesta sexta-feira que está saindo do mercado de GPUs e encerrará a parceria com a NVIDIA. A informação foi veiculada inicialmente por diversos canais de hardware internacionais, como o Gamer Nexus e o JayzTwoCents, e confirmada pelo Adrenaline junto à EVGA.

A empresa informou ainda que não está à venda e que continuará no mercado com outros produtos – ainda que a divisão de GPUs represente 80% do faturamento da EVGA. Inicialmente, não há planos também de expandir a atuação para outras categorias de produtos.

Os consumidores que têm placas de vídeo da EVGA continuarão tendo todo o suporte e garantia da marca. Além disso, a empresa seguirá vendendo os modelos da série RTX 30 até que os estoques sejam esgotados, mas não lançará novas GPUs na série RTX 40.

A NVIDIA foi notificada da decisão da EVGA em abril deste ano. A EVGA, uma das poucas parceiras exclusivas da NVIDIA em GPUs, não tem planos de lançar modelos da AMD ou da Intel. Funcionários da EVGA serão realocados, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre isso. A empresa culpa a NVIDIA pela decisão.

“Nós tivemos uma longa parceria com a EVGA ao longo dos anos e vamos continuar a dar suporte  a eles na nossa geração atual de produtos. Nós desejamos ao Andrew [Andrew Han, CEO da EVGA] e aos nossos amigos na EVGA todo o sucesso”, comentou a NVIDIA em nota.

Relação entre as empresas já não era das melhores

Segundo explicação veiculada por JayzTwoCents, a relação entre EVGA e NVIDIA já não vinha bem. A NVIDIA é bastante restritiva na forma como se relaciona com fabricantes em seus programas de parceria. Em outras palavras, ainda que o design das placas seja “livre” às fabricantes, elas precisam seguir à risca uma cartilha que, por vezes, pode ser encarada como uma forma de restringir inovações.

GPUs customizadas, como a “Kingpin” – um dos maiores sucessos da EVGA – ou mesmo a adição de mais RAM em certos modelos não são aspectos vistos com bons olhos pela NVIDIA – e essa é uma percepção recorrente por parte de outras fabricantes, ainda que elas não tenham se manifestado em relação a isso oficialmente.

Esse cenário, muitas vezes deixa as próprias fabricantes “no escuro”, pois elas ficam cientes das limitações em cronogramas apertados, contribuindo para que não haja espaço para tanta inovação.

Some a isso o fato de que o mercado de GPUs não oferece muita margem de lucro para as fabricantes. De fato, o lucro sobre a operação é cada vez menor nesse tipo específico de produto e com tantos itens “similares” no mercado, essa margem acaba sendo direcionada para campanhas de marketing. O resultado é que a conta não fecha.

NVIDIA se tornou uma competidora dos parceiros

JayzTwoCents destaca ainda o fato de que a própria NVIDIA se tornou uma competidora dos seus parceiros com modelos “Founder’s Edition” – muitas vezes vendidos a preços mais competitivos, acirrando ainda mais um mercado já com bastante restrições.

Além disso, a NVIDIA tem custos menores nessa competição, uma vez que os demais fabricantes já se encarregam do marketing dos produtos. Com menos custos operacionais, fica mais fácil oferecer GPUs mais em conta do que seus parceiros/concorrentes. Em outras palavras, a prática que era para ser “extra” se tornou cada vez mais comum. Nas palavras da EVGA, esse tipo de comportamento é visto como um “desrespeito”.

Mercado passa por momentos difíceis pós-pandemia

Recentemente, abordamos no artigo “Comprar GPU agora ou esperar? Fabricante diz que placas de vídeo estão abaixo do custo” que a situação das fabricantes de GPU no mercado era temerária. 

Em conversa com Ronaldo Buassali, representante da marca Galax no Brasil, uma das três maiores marcas de GPU no país, ele frisou que: “atualmente alguns modelos de placas de vídeos estão sendo vendidos para o usuário final abaixo do preço de custo”.

No mercado desde o final dos anos 90, a EVGA foi parceira da NVIDIA durante praticamente duas décadas. As oscilações do mercado e novo cenário de preços com a queda no interesse pela mineração tiveram um impacto na empresa que não pôde ser absorvido em sua totalidade.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções