Panasonic cortará 35 mil empregos

Depois do anúncio de demissão de 4 mil funcionÁrios até o final do próximo ano pela a Nokia, outra gigante da indústria do hardware informou que farÁ uma ampla reestruturação na empresa, que culminarÁ no corte de milhares de empregos.

Em comunicado, a Panasonic informou que reduzirÁ seu quadro de funcionÁrios em todo mundo, passando dos atuais 367 mil funcionÁrios para 350 mil até março de 2013. Essa redução, somada aos cerca de 18 mil demitidos no ano passado, resultarÁ em um total de 35 mil empregos cortados pela companhia ao longo de 3 anos.

Apesar da demissão em massa, os analistas de mercado receberam a notícia sem maiores alardes. Para Toru Hashizume, diretor de investimentos da Stats Investment Management, firma estabelecida em Tóquio, o número [de demitidos] é enorme, mas compatível com o imenso tamanho da companhia.

Com a reestruturação, a Panasonic pretende reduzir Â¥110 bilhões (US$ 1,3 bilhão) em despesas para o exercício em curso.

O presidente da empresa, Fumio Ohtsubo, disse ainda que a Panasonic poderÁ inclusive reduzir a sua base industrial entre 10 e 20%, de um total de 350 fÁbricas ao redor do mundo.

De acordo com alguns analistas de mercado, a reestruturação da Panasonic estÁ relacionada com a forte concorrência que as companhias de TI e de eletrônicos japonesas vêm enfrentando nos últimos anos das rivais coreanas e chinesas.

Ao que parece, a Panasonic pretende mudar um pouco o seu campo de atuação, focando em negócios relacionados com questões ambientais e energéticas (como é o caso de baterias recarregÁveis), como forma de se posicionar em melhores condições contra a Samsung Electronics e a LG Electronics, dentre outras competidoras.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.